spoon

Receitas recentes

Pão integral!

0

Category :

Esse foi o resultado!

 Pra relaxar, banda Gráda (clica no link!)! Música Celta é uma das minhas maiores influências. Acalma, fico em paz, admiro o pensamento das religiões celta, mesmo não seguindo nenhuma dessas religiões (celta), o respeito e intimidade que eles têm com a natureza me atraem. Sempre que toco por aí procuro incluir algo de música irlandesa, em breve lançarei meu CD de divulgação de trabalho e com certeza terá algo desse estilo!
Farinha de trigo integral, fermento e água.

Comecei, claro, separando os ingredientes do pão, primeiro uma bacia, uma colher de plástico grande, coloquei a farinha de trigo integral, o fermento biológico e a água morna aos poucos, enquanto mexia (cuidado, morna tipo ‘’bebê”),misturei bem tudo e reservei por uns 10 minutos (cubra a bacia com um pano seco e deixe dentro do forno desligado).

Nesses 10 minutos, fui separar o resto dos ingredientes, o sal, o óleo de coco (pode ser outro na mesma quantidade), as farinhas de chia, de linhaça e de trigo. Fui também aproveitar para untar as formas com óleo e farinha (qualquer). Hoje senti falta de uma coisa, uma companhia, alguém pra filmar alguns processos, ficaria muito melhor do que apenas fotos e palavras. Detalhe: ia untar uma das formas com farinha de amendoim, mas quando pus no liquidificador, passei do ponto um pouco e ficou meio ''papa'', fiz um creme pra usar em outras coisas... hehehe.
Antes de sovar

Fui acrescentando na bacia: o sal, o óleo, a chia e a linhaça, misturei, a farinha de trigo (peneirando - acrescenta e mexe, acrescenta e mexe...), após colocar tudo e misturar bem, pus a massa na mesa e fui sovar (clica no link) por uns 10 minutos. Nessa hora, cuidado para não deixar a massa grudar muito na mesa, infelizmente a minha não é muito boa pra fazer isso, mas é o que tenho por enquanto; sempre que precisar, acrescente um pouco de farinha de trigo na mesa e espalhe (cuidado pra não colocar muita farinha), vá sovando a massa (queria ter gravado um pequeno vídeo, mas consegui um link bacana).
Depois de sovar

Muita coisa aprendi com uma grande amiga, Angélica (junto com Rapha, donos de uma excelente empresa de design, a Ideart, fez a maior parte dos meus cartazes, banner, cartão de visita, etc), ela disse que pode sovar e ''bater'' a massa, do jeito que ensinou ficou maravilhoso, já no curso, a professora ensinou que algumas não precisa ‘’bater’’, testei das duas formas e deram certo!

Após sovar, dividi a massa na metade, coloquei nas formas, coloquei gergelim em cima, polvilhei um pouco de farinha de trigo integral (pra quando for colocar o pano em cima, não grudar) e coloquei no forno desligado e coberto por um pano seco (pra evitar criar uma casca em cima do pão). Antes de colocar o pão no forno, ligue o forno por uns 10 segundos e desligue, isso ajuda a crescer a massa. Deixe descansar por, no mínimo, 1 hora, dessa vez deixei 1:20h.

Antes de crescer

Nesse tempo de descanso, fui... lavar os pratos, passar pano no chão, enfim, limpar a cozinha, acabei rapidinho. Peguei a gaita, levei pra cozinha e fiquei tocando, acompanhando o CD de Gráda. Eita coisa boa!

Esperando crescer.
Pão sempre foi minha perdição, eu não tinha 130kg's à toa (perdi sem cirurgia - em breve um post só pra isso), eram quilos de pães, pizzas (em breve no blog) e etc, mas a questão é - também - qual pão você come e se faz algum exercício físico diariamente. Atualmente o pão que eu como é esse, o que eu faço, depois de comprar muito por aí, quando vou ver os ingredientes, além da química, a quantidade de farinha de trigo é sempre maior que a integral, então resolvi pesquisar e fazer o meu próprio pão. Faço dois por vez, corto um na metade, congelo as duas metades e vou descongelando à medida que vai acabando.

Nesse ângulo da pra ver que o pão não ficou tão pequeno!
Depois de ter passado esse tempo todo, retirei o pano com cuidado e pus pra assar por 30 minutos a 180~220 graus em média. No meio do caminho vi que o forno tinha desligado, não sabia quanto tempo tinha assado, então tive que ligar de novo e ir no “olhômetro” e “palitômetro”, hehehe. Enfim, só felicidade, após isso, tirei o pão do forno (com cuidado!), esperei um pouco, desinformei, almocei e.. praia!! Tomar um banho de mar pra renovar as energias.






RECEITA (para um pão)

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
1,5 colher de chá de fermento biológico seco
1 + 1\4 de xícara de água morna
1\2 colher de chá de sal marinho
2,5 colheres de sopa de óleo de coco (40ml)
1 colher de sopa de farinha de chia
1 colher de sopa de farinha de linhaça



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.