spoon

Receitas recentes

Estrogonofe de caju com creme de castanha de caju e amendoim (parte 2)

0

Category :

Estrogonofe de Caju com creme de castanha de caju e amendoim
(parte 2)

Esse foi o resultado! (acompanhamento: arroz integral)

Após colocar os tomates secos no forno (parte 1), fui organizar todos os ingredientes do estrogonofe. Cortei os tomates “concassé” (sem pele, sem semente, em cubos pequenos) e de um tomate eu fiz um polpa (liquidifica), cortei as cebolas, alho, piquei a salsinha e champignon em fatias.

Nesse momento lembro muito bem que começou a tocar a música Sonhos Lúcidos” (pode clicar!) da banda Pitanga em pé de amora, ou seja, pausa para ouvir, uma música bela dessa não tem como continuar cortando, eu podia até me cortar.

 Voltei ao rango, após cortar tudo, preparei o molho de tomate (fiz de cabeça, mas tem uma receita que já fiz em outra ocasião lá no final) e os cremes de castanha de caju e amendoim. Pro molho refoguei alho, cebola, depois acrescentei a polpa de tomate e 3 tomates concassé, mexe as vezes, quando ficou na consistência que queria, ajustei sal, pus o manjericão (o próximo será do meu pé de manjericão!), mexi um pouco e desliguei logo depois. Reservei.
Creme de Castanha de Caju!!! (delícia!)

Pros cremes, hidratei separadamente as castanhas e os amendoins em água filtrada por 4 horas, pus as castanhas no liquidificador com a água e o azeite, bati e fui colocando água até ficar na consistência que eu queria, pro de amendoim, como era um teste não tinha receita,  fui no olho e cometi o erro de não medir o que pus, mais um aprendizado pras próximas receitas que for testar, prometo medir e colocar aqui futuramente. Pode deixar os amendoins inteiros (acho até que fica melhor...). Reservei.

Esse Estrogonofe eu aprendi numa oficina de culinária vegana com o Chef  André Vieland, um excelente Chef (e músico!). Mudei algumas coisas, temperos e acrescentei o amendoim na receita. Pra fazer esse prato eu tive que enfrentar uma saga, “a saga do caju”, como não estava na época, rodei bastante pra achá-los, fui ao mercado municipal, não encontrei(!), onde tinha alguma banca que vendesse frutas eu parava pra perguntar e nada. Já estava até ficando sem esperança, mas felizmente encontrei na feira aqui do lado de casa (hehehe).

Caju em cubos!
Preparei o caju pro estrogonofe enquanto fazia o molho de tomate, após lavar, cortei-os em cubos pequenos, coloquei no “voil”  e fui espremendo até tirar o líquido todo (esse tecido é resistente, pus bastante força e ele não rasgou!).

Dica: coloque uma vasilha embaixo do pano pra aproveitar o suco do caju, experimente um pouco antes de colocar açúcar, pra mim não precisou de mais nada.

Dica: comprei o tecido no Armarinho mundial (centro de Aracaju) e pedi pra uma costureira aqui perto colocar um elástico, ficou um pouco grande, mas serviu muito bem!).

Espremendo o caju!
Até aí tinha corrido tudo bem (o tomate seco - post anterior - estava lá no forno, sempre dando aquela olhadinha), com tudo pronto, hora de juntar as coisas. Comecei refogando o alho (passei um pouco do ponto, mas não queimei), depois cebola, champignon, tomate e molho de tomate, coloca o caju  espremido (separa os cubos!), salteia, mostarda, espera ferver e bota o creme de castanha de caju e um pouco do de amendoim (ou o amendoim inteiro), preferi deixar o gosto predominante da castanha e do amendoim no fundo, como tinha feito os cremes com água filtrada e azeite extra virgem, não precisou esperar ferver muito. (Lembre-se sempre de mexer)

Na frigideira, só falta colocar o creme aí!
Pensei que tudo ia correr sem nenhum problema dessa vez, ledo engano, esqueci o arroz integral, a sorte é que eu já tenho congelado os saquinhos, tirei 2 do congelador, coloquei no micro-ondas e pronto, uma pena também tenha esquecido de fazer batatas salteé, ia ficar show! (sugestão do Chef André). Fica pra próxima.

Coloquei tudo no prato, tentei fazer alguma coisa bacana com a mostarda, não deu muito certo (confira na foto no início), mas comprei umas bobinas daquelas que coloca ketchup pra fazer um molho de vinho tinto e decorar melhor esses pratos, hehehe... enfim comer!


Fim! Só partir pro abraço!
Na hora que fui comer o estrogonofe, horrível! É... esqueci o sal, estava muito doce, estranho demais, após ajustar o sal, ficou maravilhoso, apesar de grosso, era até fácil de resolver, mas aí comi assim mesmo por causa da fome. Detalhe: o resto eu deixei na geladeira, no outro dia levei pra casa de praia de meus tios e requentei, aí fiz do jeito certo, menos grosso (consequentemente menos concentrado o gosto da castanha e amendoim, ou seja, tudo mais balanceado) e com o sal no ponto ... divino! Realmente muito bom! Dei pra algumas pessoas experimentarem e elas adoraram! Ufa... fiquei com um pequeno medo de ter dado errado, mas foram apenas detalhes ajustáveis.

RECEITA MOLHO DE TOMATE
(lembre-se que as medidas são uma sugestão, depende do gosto de cada um)

Azeite/Óleo/Óleo de coco - 20ml
Cebola - 25g
Alho - 1/2 dente
Polpa ("purê") de tomate - 60g
Tomatei concassé - 350g
Manjericão - a gosto
Sal - a gosto
Pimenta moída - a gosto

RECEITA CREME DE CASTANHA

2 xícaras de castanha de caju sem sal
3 colheres de óleo
1 xícara de água (vai acrescentando até o ponto de creme)

RECEITA ESTROGONOFE DE CAJU

10 cajus
1 cebola picada
2 dentes de alho
4 tomates picados
1 xícara de molho de tomate
2 colheres de molho de mostarda
2 copos de creme de castanha de caju
salsinha picada a gosto (ou qualquer outro tempero!)
1 xícara de champignon em fatias
sal e pimenta a gosto (não esqueça!! Rs...)



Qualquer dúvida ou sugestão:
andrade.cortes@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.